SEMAS autoriza Alcoa a lavrar mais 3 mil hectares na mina de bauxita em Juruti
A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS) autorizou a Alcoa World Alumina Brasil Ltda a continuar o avanço de lavra de bauxita em área de 3.073,00 hectares, na denominada mina Juruti, o oeste do Pará. A informação foi confirmada no Diário Oficial do Estado da sexta-feira, 10 de janeiro.
De acordo com a publicação, a mineradora fica autorizada a fazer a supressão de vegetal com validade até 2022. Na área em questão, deve ocorrer também a pesquisa mineral e sondagem geotécnica para avaliação do perfi l do terreno, relacionada a potencial instalação de correia transportadora.
10 anos de operação no Pará
A Alcoa Juruti encerrou 2019 com a boa performance de 6,9 milhões de toneladas de bauxita, totalizando 126 navios carregados, com média de 55 mil toneladas por embarcação. Juruti possui um dos maiores depósitos de bauxita de alta qualidade do mundo, com um potencial de cerca de 700 milhões de toneladas.
Dos 1.600 colaboradores diretos e indiretos que trabalham na planta de bauxita do município, 83% são do Pará, sendo aproximadamente 670 jurutienses.