Trecho de ramal localizado no município de Aveiro atrasa obra do Programa Luz Para Todos

As obras do Programa Luz Para Todos que levariam o sonho da energia 24h para as comunidades da Resex Tapajós/Arapiuns, seguem travadas há mais de 1 ano, por conta de um trecho de 800 metros de ramal, que fica no domínio do município de Aveiro e que ainda não foi aberto.

Pelo menos duas reuniões foram realizadas no município, localizado no oeste do Pará, durante o mês de julho. A primeira no dia 18, que contou com a presença de representantes do ICMBio, Tapajoara, Câmara Municipal de Santarém, representada na ocasião pelo vereador Júnior Tapajós (PL) e o Prefeito Vilson Gonçalves, que se comprometeu a dar as condições necessárias para que a Equatorial Energia possa realizar as obras, já que a infraestrutura que cabe à Prefeitura de Santarém, está pronta há mais de um ano.

Uma nova reunião foi realizada no dia 25 do mesmo mês, desta vez com o Secretário de Infraestrutura de Aveiro, representantes da Equatorial Energia- empresa responsável pela obra e lideranças comunitárias. O debate desta vez, foi marcado por relatos da própria Equatorial Energia, que alegou dificuldades de trabalhar em um terreno irregular e cheio de aclives e declives.

A representante do ICMBio- Jakeline Nobrega, o presidente da Tapajoara- Dinael Cardoso e o vereador Júnior Tapajós, pontuaram os questionamentos feitos pelos responsáveis da obra e ofereceram ajuda para solucionar as dificuldades de abertura do ramal e a chegada dos materiais para a expansão da rede, uma vez que o prazo para a descida do rio já está se esgotando.

Lideranças comunitárias também se prontificaram a ajudar nos trabalhos, que devem ser entregues no dia 11 de agosto, data da próxima visita ao município para checar de perto o cumprimento do acordo realizado.

Aprovado desde 20 de junho de 2018, o programa deverá atender as comunidades de Samaúma, Nova Vista, Nuquiní, Tucumatuba, Boim e Rosário, se estendendo também para as comunidades de Pau da Letra a Jatequara, incluídas mais recentemente, todas na região do Tapajós.