Em Alenquer, escritor lança livros para o público infanto-juvenil
Com linguagem simples e acessível para crianças e jovens, o escritor Wildson Queiroz lançou três volumes de uma coleção de livros intitulada A Origem das Lendas com histórias e personagens do folclore brasileiro e internacional. De acordo com o autor, as lendas povoam o imaginário popular e estão presentes nas mais diversas sociedades e, em sua maioria visam dar explicações para acontecimentos cuja explicação não parece ser clara; fatos considerados misteriosos ou sobrenaturais são transmitidos oralmente em narrativas que misturam elementos reais e imaginários, compondo uma história pra lá de curiosa.
Geralmente, as lendas se dividem em duas categorias: folclóricas e urbanas. São consideradas lendas folclóricas aquelas que falam sobre a origem de um lugar ou apresentam elementos da cultura regional. Já as lendas urbanas têm como característica assustar ou criar medo nas pessoas. São fatos relativamente atuais, modernos e em sua maioria ligados ao cotidiano das cidades ou regiões.
Wildson fala com alegria da boa aceitação de seus livros entre o público infanto-juvenil. Professores também tem utilizado os livros como fonte de consulta e também para estimular a leitura em sala de aula. “Fico surpreso com os relatos de pais que vem até mim contar que seus filhos ficam horas com o livro nas mãos, isso é muito gratificante, ainda mais em uma sociedade que vive tão conectada nas mídias eletrônicas”.
Cada livro apresenta 10 lendas, os volumes I e II apresentam lendas variadas do folclore brasileiro, entre elas as Amazonas, o Boto, a Iara, Curupira e a Cobra Grande, o terceiro volume reúne apenas lendas urbanas, com destaque para a Loira do Banheiro, o Velho do Saco, Lobisomem, Chupa Cabra e a Chorona.
O autor acredita que o estímulo a leitura é muito importante entre as crianças, pois desperta a curiosidade em uma fase fundamental no desenvolvimento do ser humano e as lendas são uma boa porta de entrada no universo da literatura.
Sobre o Autor
Wildson Queiroz é pedagogo e historiador, natural de Santarém. Em seus livros, ele mantém a missão de suprir a escassez de fontes escritas sobre a história e cultura, mais precisamente, da cidade Alenquer, aonde reside e trabalha como professor na rede estadual de ensino. Atualmente, é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAP) e editor do Jornal de História.