Covid-19 no Pará: índice de letalidade em 12%, leva município de 57 mil habitantes a decretar Lockdown

Devido ao alto índice de contaminação e o elevado número de óbitos no município, a Prefeitura de Juruti, no oeste do Pará, por meio do Comitê de Crise, entendeu que é necessário aderir ao Lockdown, uma medida mais severa de distanciamento social para evitar o aumento do número de contaminações pelo vírus.

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 16 de junho, o município que tem aproximadamente 57 mil habitantes e registrou 417 casos confirmados com 48 mortes, o que corresponde a uma taxa de letalidade de 12%. As autoridades informaram ainda que 16 pacientes permanecem internados e outros 179 casos foram descartados.

“Ao longo desses três meses estamos trabalhando no sentido de combater essa doença no município, tivemos resultados importantes, mas apesar dos esforços, ainda há um número grande de contaminação e de óbitos, e neste sentido que decidimos junto ao comitê pela implementação do Lockdown”, declarou José Maria Melo, integrante do Comitê de Crise.

A ampliação dessa medida mais rigorosa começa a vigorar no domingo, 21 de junho e prossegue até o dia 29 de junho, podendo ser prorrogado. Os serviços essenciais serão mantidos, aumentando apenas as restrições.


“Precisamos parar até por respeito a população mais idosa, que é a mais acometida, pedimos as pessoas que sigam as recomendações da Saúde. É a proposta do Lockdown foi aceita pelo Comitê, pois é necessário, é preciso quebrar a corrente de contaminação no município”, afirmou Joquibede Mota, Titular da Secretaria de Saúde.

Reportagem: Aline Santana