NotíciasSaúde

38 comunidades ribeirinhas de Juruti são atendidas pelo Barco-Hospital Papa Francisco

O enfrentamento da Covid-19 ganhou reforço nas comunidades ribeirinhas do município de Juruti, no Oeste do Pará. 38 comunidades recebem o Barco-Hospital Papa Francisco, administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com atendimentos em saúde geral e com foco na identificação de sintomas iniciais do novo Coronavírus. A iniciativa é fruto de parceria entre Alcoa e poder público com o objetivo de levar assistência às comunidades rurais com dificuldades de acesso aos hospitais na cidade de Juruti.

Os atendimentos iniciaram na quarta-feira (10). O barco-hospital disponibiliza serviços médico ambulatorial e clínico, além de exames laboratoriais, de imagem (mamografia e Raio-X), ultrassonografia, eletrocardiograma, atendimentos odontológicos entre outros.

“Pensando nas pessoas das comunidades que ficaram desassistidas em relação a outras patologias também, pela distância em relação às unidades de saúde, estamos com o Barco-Hospital para prestar assistência específica em Juruti”, explicou Frei Mariano Freitas, da Associação Franciscana e diretor do Hospital 9 de Abril. Ele destacou, ainda, que os casos complexos ou pacientes testados positivos para a Covid-19 serão referenciados à rede hospitalar.

Para evitar aglomerações e o risco de contágio pelo novo Coronavírus, houve a adoção de um rígido protocolo de segurança nos atendimentos do Barco-Hospital.

O município de Juruti vem contando com o apoio da Alcoa desde o início das ações de enfrentamento à pandemia em Juruti, em março, com a doação de itens médicos aos Hospitais Municipal e 9 de Abril. Esta iniciativa de atendimento em saúde às comunidades ribeirinhas foi viabilizada pela doação do valor de R$ 400 mil pela Alcoa à Associação Franciscana, no final de março, sendo que esta verba foi direcionada à aquisição de combustível – insumo fundamental para a mobilização do Barco-Hospital.

 O Barco Hospital vem percorrendo as regiões dos polos Uxituba, Maravilha e Galileia, na região de Juruti Velho e os polos Guaranatuba, Mocambo, e Sabina, na região do Rio Mamuru.