Campanha virtual engaja Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
O mundo vivencia tempos atípicos em um momento de muitos desafios e cuidados principalmente com a pessoa idosa que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o grupo de risco mais vulnerável ao novo coronavírus. Em virtude do atual cenário, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no próximo dia 15 de junho, terá a atuação pelas redes sociais. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).
A equipe da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) participará de uma Live da prefeitura no dia 18 das 20 ás 21h, com a presença de importantes nomes da rede de proteção à Pessoa Idosa.
Em Santarém, no oeste do Pará, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Convivência do Idoso CCI, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e toda a rede de proteção a pessoa idosa realiza por todo o mês de junho a Campanha: “Junho Violeta – Violetas contra a violência – Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa: A pior violência é o seu silêncio, disque 100”.
O Creas oferta o serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi), o qual direciona os atendimentos ao enfrentamento de violações vivenciadas por idosos e suas famílias, e acompanha as medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC).
O município conta com 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que realizam diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) agora em acompanhamento remoto devido as determinações de saúde.
O município conta também com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), criado em 12 de dezembro de 2005, pela lei nº 17.949 / 2005. O CMDPI é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas públicas para à pessoa idosa. É seu dever promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos.Fonte: Agência Santarém.
Fonte: Agência Santarém