No Pará, Semas emitiu 201 atos autorizativos entre janeiro e junho de 2020

No período de 1 de janeiro a 5 de junho de 2020, foram emitidos 201 atos autorizativos no Pará. O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e divulgado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O número corresponde em aumento de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período em 2019.

Entre esses atos estão Licenças Prévias, de Instalação e Operação, bem como Autorizações – excluindo licenciamento agrário e florestal. Na prática, isso representa aumento de empreendimentos que conseguiram autorização após análise especializada e criteriosa da secretaria.

Além dos avanços na área de licenciamento, o apoio do governo do Estado também é voltado para a produção local por meio da macroestratégia “Amazônia Agora”, iniciativa voltada para desenvolver quatro pilares estratégicos: redução imediata das taxas de desmatamento ilegal e queimadas, incentivo à produção e consumo sustentáveis, reflorestamento de áreas degradadas e captação de investimentos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

“A gente não pode ficar apenas na repressão, precisamos transformar a nossa pecuária extensiva em intensiva. Nossa perspectiva é que os projetos de infraestrutura tragam compensação e incentivos sociais. Temos que evoluir a nossa economia até a cadeia final de beneficiamento dos produtos, e essas são as nossas prioridades”, afirma o titular da Semas.

A soma dos 15 maiores projetos que foram licenciados aponta a expectativa de geração de 9,5 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Fonte: Agência Pará