90% dos eleitores brasileiros apoiam regulamentação de redes sociais para combater ‘fake news’, diz pesquisa Ibope

Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da ONG Avaaz e divulgada nesta terça-feira (2) mostra que 90% dos eleitores brasileiros apoiam a regulamentação das plataformas de redes sociais para combater as “fake news”.

O levantamento foi feito por telefone, entre os dias 28 e 30 de maio. Foram entrevistadas cerca de mil pessoas com mais de 16 anos de idade, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Nesta terça, o Senado deve votar o projeto de lei que prevê ações das redes sociais para combater a disseminação de conteúdo falso, as chamadas “fake news”.

O texto, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência e prevê medidas a serem adotadas por empresas com mais de 2 milhões de usuários (clique aqui para ler detalhes do projeto de lei).

Os entrevistados pelo Ibope responderam que a legislação sobre o tema deveria incluir os seguintes pontos:

  • correções de verificadores de fatos independentes (para 81%);
  • rotulagem de “robôs” (para 76%);
  • transparência em anúncios e postagens pagas (para 71%);
  • e remoção de contas falsas, com exceção de pseudônimos por segurança ou contas humorísticas (para 71%).

A pesquisa verificou o nível de concordância dos entrevistados com relação a quatro dos principais pontos do projeto de lei. Veja abaixo:

1. Exigir que as redes sociais rotulem todos os anúncios e postagens pagas com informações sobre quem pagou por eles.

  • Concordam: 71%
  • Discordam: 23%
  • Não sabem/não responderam: 6%

2. Exigir que as redes sociais rotulem todos os “robôs”, ou seja, usuários que parecem pessoas de verdade, para que você saiba quando não estiver interagindo com uma pessoa real.

  • Concordam: 76%
  • Discordam: 20%
  • Não sabem/não responderam: 4%

3. Exigir que as redes sociais removam contas falsas que tentam enganar as pessoas, e ao mesmo tempo, garantir que as pessoas possam usar outro nome em seus perfis por motivos de segurança ou por serem contas de humor

  • Concordam: 71%
  • Discordam: 26%
  • Não sabem/não responderam: 3%

4. O Congresso Nacional deve obrigar por lei as empresas de redes sociais a mostrarem artigos com checagem de fatos independentes para todas as pessoas que foram expostas a conteúdo falso ou enganoso.

  • Concordam: 81%
  • Discordam: 15%
  • Não sabem/não responderam: 3%

Eleitores preocupados com ‘fake news’

O levantamento mostra ainda que 76% dos eleitores brasileiros dizem estar muito preocupados ou um pouco preocupados com relação a notícias falsas e desinformação na internet e em redes sociais. E 22% disseram não estar preocupados.

Fonte: G1