Em Alenquer, Hospital Santo Antônio amplia leitos de isolamento para atendimento de pacientes de Covid-19

O Hospital Santo Antônio em Alenquer, no oeste do Pará, ampliou a quantidade de leitos de isolamento para tratar da Covid-19. No início da pandemia, a unidade contava com apenas 5 leitos e passará a contar com 17. A informação foi confirmada pela irmã Nila Soares, diretora do hospital, em entrevista concedida a Wildson Queiroz, repórter e editor do Jornal de História. A integra da conversa será publicada nos próximos dias.

De acordo com a irmã Nila a pandemia impõe um grande desafio aos sistemas de saúde do país, sobrecarregando as unidades de saúde. Durante o mês de maio, o hospital manteve a média de 10 leitos ocupados permanentemente. O grande desafio é o fornecimento de oxigênio, visto que a Covid-19 é uma doença que ataca principalmente o pulmão.

A diretora ressaltou ainda a importância das campanhas solidárias que buscam arrecadar doações. “Toda doação é fundamental. Alimentos, material de limpeza e tecidos para confecção de lençol, colcha de cama, máscaras e equipamentos de proteção”, destacou.

Irmã Nila Soares, diretora do hospital em Alenquer

O convênio do Hospital com o Governo do Estado para a construção de 10 leitos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aguarda a liberação de uma terceira parcela de recursos. As duas primeiras foram destinadas para a construção de uma nova cozinha e outra lavanderia para desocupar o espaço necessário para a construção da UTI.

Tratamento

Pessoas que apresentem dificuldades respiratórias e necessitam de cuidados médicos são encaminhadas para internação no hospital e permanecem em leitos isolados, recebem o tratamento com medicação indicada pelo Ministério da Saúde, incluindo azitromicina, anita, heparina, ivermectina e até hidroxicloroquina. Os pacientes que apresentem um quadro de saúde mais grave são transferidos para Santarém, de acordo com a disponibilidade de leitos no Hospital de Campanha ou no Regional.

Casos em Alenquer

De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta segunda-feira, 25 de maio, o município contabiliza 153 casos confirmados, com 7 mortes e 9 pessoas recuperadas. Outros 8 seguem hospitalizados e 118 estão em análise. Pacientes entre 30 e 39 anos são a maioria dos casos.