Ação da Adepará visa detecção de pragas em plantio de citros em Mojuí dos Campos

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), entre os dias 9 e 13 de dezembro conclui uma ação para detecção de pragas em plantio de Citros em Mojuí dos Campos. De acordo com o que apurou o Portal Aldeia News, o objetivo é fazer um total de 10 levantamentos em todo o município. O trabalho de inspeção é feito regularmente pela Adepará.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a inspeção periódica do pomar é fundamental, pois permite detectar a presença das pragas e o seu grau de infestação. A decisão de aplicar ou não o inseticida deve ser tomada após a inspeção e a avaliação da presença dos insetos pragas e dos inimigos naturais. Para efeito didático, classificamos as pragas em dois grupos; pragas primárias e secundárias.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR), além da moca da Carambola, que é uma grande preocupação regional, as principais pragas no plantio de Citros são a mosca da branca que atinge o cultivo de Laranja e a Fusariose do abacaxi.