Arte e CulturaHistóriaNotícias

Paróquia de Alenquer cancela Festividade de Santo Antônio e anuncia celebrações virtuais

A Paróquia de Alenquer, no oeste do Pará, confirmou o cancelamento de Festividade de Santo Antônio. A informação foi repassada com exclusividade ao diretor do Jornal de História, Wildson Queiroz, pelo pároco da Igreja Católica, Manuel Rodrigues, durante entrevista a ser publicada em breve. As celebrações terão transmissão virtual.

É a primeira vez na história que a Festividade não será realizada e o motivo é a pandemia do novo coronavírus. Programações como o Círio, a Caminhada de Fé e a Procissão de Encerramento estão canceladas. O objetivo é evitar aglomerações de acordo com o que determina as autoridades para evitar a propagação da doença.

Consequentemente, a tradicional festa de aniversário da cidade, no dia 10 de junho também deve ser cancelada. Alenquer completa em 2020, 139 anos de elevação à categoria de Município.  

Padre Manuel explicou que no período de 1° a 13 de junho acontecerá a celebração litúrgica das missas, de acordo com a temática do dia, só que sem público na Igreja. O pároco fez questão de garantir que a não realização da festa em nada compromete a manutenção da paróquia, pois o lucro da festividade sempre foi investido na aquisição de patrimônio para a Igreja. Destacou também que o momento é de reflexão e pede aos cristãos que fortaleçam sua fé em Deus para que em breve esse momento difícil seja superado.

A festa de Santo Antônio de Alenquer é uma das mais tradicionais e antigas do estado Pará com mais de 300 anos. É o momento que a população se confraterniza, que parentes e amigos que residem fora do município retornam para matar a saudade e que realizam diversas manifestações religiosas e culturais.

Texto e foto: Wildson Queiroz