Para aprovar sessões virtuais, vereadores em Santarém terão que sair do isolamento durante pandemia

A Câmara Municipal de vereadores de Santarém, no oeste do Pará optou pela realização de sessões virtuais para dar continuidade aos trabalhos legislativos durante o período de combate à pandemia. Só que para adotar a medida é necessário os parlamentares consultem o regimento interno e deliberem em plenário por meio de resolução. O retorno estava agendado para esta quarta-feira, 29 de abril, mas foi adiada para segunda-feira, 4 de maio.

A realização da sessão é vista com preocupação, pois além de romper o isolamento social, o evento também ocasionaria aglomeração. Mesmo fechado para o público, a Câmara possui 21 vereadores, que atuam em média com 1 assessor no plenário, além da equipe de som e demais servidores o que resultaria em pelo menos 50 pessoas.  

De acordo com o Decom CMS, a sessão deve ocorrer com todo cuidado, seguindo as orientações das autoridades, com a higienização do espaço e o distanciamento necessário entre os parlamentares, sem a presença dos assessores. Uma portaria deve ser publicada nesta quinta-feira, 30 de abril, explicando os detalhes. A população pode acompanhar pelas redes sociais.

Segundo apurou o Portal Aldeia News, existem 8 vereadores no grupo de risco e mais de 20 funcionários com mais de 60 anos. As atividades presenciais estão suspensas desde 24 de março. A última sessão em plenário ocorreu no dia 23 de março.