Terra do Abacaxi e do IPVA em dia: Mojuí do Campos completa 7 anos de emancipação

Mojuí dos Campos, localizado a 34 km de Santarém, no oeste do Pará, completou nesta quinta-feira (5), 7 anos de emancipação, sendo o mais novo a ser criado no estado.  Para celebrar a data está sendo realizada uma programação com ações sociais e show cultural. O município é conhecido por ser um dos maiores produtores de abacaxi e por ter um dos menores índices de veículos com inadimplência no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sua área territorial abrange cerca de 4.988.236 Km2. Ainda segundo o IBGE, em 2015, apontam que o município possui uma população estimada em 15.446 habitantes, mas os poderes Executivo e Legislativo contestam esta informação, uma vez que o município possui 17.202 eleitores, e que esses dados divulgados pelo IBGE são com base no último senso realizado em 2010.

Terra do abacaxi

A produção de abacaxi na região metropolitana de Santarém atingiu a marca de 7 milhões de toneladas produzidas por ano. A estimativa é feita pela Associação de Produtores Rurais de Santarém (APRUSAN), levando em conta dados dos três municípios: Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.  O maior produtor é o município de Mojuí dos Campos, aonde estima-se que estejam plantados algo em torno de 4 milhões de pés do fruto.

IPVA

De acordo com o levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) no início de 2019, Mojuí possui 1578 veículos, do quais, 1253 estavam adimplentes e apenas 325 em inadimplência, ou seja, 80% deles estão com o pagamento do tributo em dia.

Ainda segundo o levantamento, os dados obtidos pelo município são melhores até mesmo do que os dados obtidos na capital do Estado, Belém, onde o índice de inadimplência permanece em 41,41% e Ananindeua com 39,41%. Santarém, que possui a quarta maior frota do Pará, tem 44,19% de inadimplência.