Arte e CulturaMeio AmbienteNotícias

VARANDA DA AMAZÔNIA: FÓRUM REÚNE LÍDERES PARA DEBATES SOBRE COP30 E O FUTURO DA FLORESTA

Por Jovana Ramos

Belém, PA – Nos dias 8 e 9 de outubro, a capital paraense foi o centro de importantes debates durante a segunda edição do Fórum Varanda da Amazônia, idealizado pela artista Fafá de Belém. O evento, realizado em um contexto importante para Belém, durante o mês de celebrações do Círio de Nazaré, reuniu empresas, especialistas, empresários e líderes comunitários para discutir soluções e propor ações voltadas à preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O fórum, que contou com oito painéis temáticos, abordou questões centrais como sustentabilidade, empreendedorismo, preservação das culturas amazônicas, além de destacar o papel da juventude e das comunidades tradicionais na construção de um futuro resiliente e inclusivo para a região. Com um enfoque especial nas discussões pré-COP30, o evento também reforçou a importância da Amazônia no contexto global e seu impacto direto no equilíbrio climático e na economia mundial.

“O fórum é sobre nós, nós temos voz, nós dizemos quem somos. Vem aí a Cop-30, que se nós não soubermos posicionar, mais uma vez seremos reféns. É sobre sermos, e que nos respeitem, quem vier de fora, que aprenda com a gente, precisamos de muita coisa. Mas o básico está entre nós, está dentro de nós, e se não olharem para a gente, não haverá solução para os nossos problemas.” – afirmou Fafá de Belém.

Além das mesas de discussão, o Fórum também sediou a BIOEXPO Varanda da Amazônia, uma feira que destacou produtos sustentáveis e bioprodutos da região, promovendo iniciativas inovadoras voltadas à conservação da biodiversidade e ao fortalecimento da economia local.

As inscrições foram gratuitas, e o evento reafirmou o compromisso de Belém como protagonista nos debates globais sobre a preservação da Amazônia, especialmente em preparação para a COP30, que será realizada na cidade em 2025.

Texto e Fotos: Jovana Ramos