APLICATIVO PARA CELULAR TORNA POSSÍVEL TRADUÇÃO DA LÍNGUA WAIWAI PARA PORTUGUÊS
Um dicionário que torna possível a tradução da língua WaiWai para o português. Esse é o objetivo de um aplicativo para celulares com Android e de um site, ambos desenvolvidos pela equipe do projeto “Wai Wai Tapota: tradução, conhecimento e interculturalidade”
A iniciativa é fruto de uma parceria entre indígenas estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da etnia Wai Wai, professores (as) e colaboradores (as) do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e do Campus Oriximiná, no oeste do Pará.
O projeto faz parte do Programa Integrado de Ensino, Extensão e Pesquisa (PEEX). O dicionário foi criado na versão beta e, além da tradução, viabiliza conhecimento e interculturalidade dentro do PEEX e é composto por aplicativo e site.
O aplicativo foi desenvolvido pela empresa júnior do Campus Oriximiná, e possibilitou a capacitação dos estudantes na elaboração de soluções tecnológicas para as demandas das comunidades indígenas.
Segundo a coordenação, o projeto foi pensado por professoras e professores que já têm pesquisa com os Wai Wai, em diversas áreas do conhecimento, como Arqueologia, Antropologia e Biologia, que entendem que as diferenças linguísticas trazem dificuldades no percurso acadêmico aos estudantes.
A expectativa é de que o dicionário possa facilitar a vida dos estudantes na Ufopa e dos que estão na educação básica, seja nas aldeias ou nas cidades. O resultado pode ser alcançado através da parceria com estudantes indígenas Wai Wai, que vivenciaram a experiência de registrar e valorizar suas línguas, entendendo que elas estão inseridas em contextos históricos dinâmicos.
Foto: Arquivo do projeto Wai Wai Tapota.