ALTER DO CHÃO: GASTRONOMIA TAPAJÔNICA ATRAI TURISTAS DO MUNDO TODO
Se a praia de Alter do Chão, no oeste paraense for o seu próximo destino de férias, vale a pena conhecer um pouco da vasta gastronomia local, em especial a tapajônica, rica em temperos, peixes, folhas e frutos. Premiado no Trip Advisor, o restaurante Ty Comedoria e Bar é um excelente de exemplo de como combinar matérias-primas regionais e ingredientes tradicionais. A fusão desses elementos tem atraído turistas de várias partes do mundo. O resultado são pratos elaborados, saborosos e com um toque sofisticado.
Os viajantes que desembarcam na vila de Alter estão ávidos para experimentar novos sabores, novos aromas e levar na memória uma experiência gastronômica que a Amazônia pode proporcionar. A cozinha do TY é marcada pela criatividade, os pratos são autorais e os chefs prezam por utilizar produtos da região.
“Grande parte do que tem em nosso cardápio é comprado tanto em Santarém, como Alter. Nada vem de outras localidades, com exceção apenas do tucupi preto, o restante vem do pequeno produtor rural, feiras, mercados, cooperativa, agricultura familiar, valorizamos o que é produzido aqui”, explica Juana Galvão, responsável pelo Ty.
A versatilidade da culinária Tapajônica é um dos fatores que chamam atenção. Vários alimentos que estão no menu do Ty tem propriedade medicinal, conhecidos há séculos pelos povos que habitavam a região O conhecimento sobre folhas, ervas, óleos e sementes são passados de geração em geração e ganhando novas versões.
Menu
Sofisticado e exótico, o Ty apresenta pratos com jambu, cumaru, jandaíra, tucupi-preto, alfavaca, chicória, urubé…Dinâmico, o cardápio da casa passa frequentemente por reformulações e novas receitas surgem. O restaurante surpreende ao servir o arubé, molho à base de tapioca, é considerado o primeiro molho brasileiro. O concentrado de tucupi tem um sabor semelhante ao da mostarda Dijon.
Não saia de lá sem provar a coxinha de jambu. O salgado segue a receita original, recheada com frango, queijo e folhas de jambu. Crocante e intensa da primeira à última mordida. O sabor é levemente ácido e picante, minutos depois você começa a sentir uma leva dormência nos lábios.
Outro sabor marcante e diferente, é sem dúvida, o ainda irresistível bife de ancho na manteiga de cumaru (a baunilha da Amazônia, orna bem em pratos salgados e doces), o ceviche de pirarucu, o gigante dos rios, é um deleite. Saboroso e refrescante.
Bebidinhas
O drink “Jandaíra”, é feito com um ingrediente incrível que só existe aqui na Amazônia paraense: o mel das abelhas jandaíras. As abelhas nativas polinizam as flores silvestres da redondeza, conferindo ao mel características singulares, teor maior de água e acidez oriundos do processo natural de fermentação.
Alter do Chão, o melhor destino
Distante 37 km de Santarém, no oeste do Pará, Alter foi a grande vencedora da 31ª edição do Prêmio UPIS de Turismo, na categoria Melhor Destino Turístico Nacional. Os internautas podiam votar em três categorias: Melhor Destino Turístico Internacional em 2021, Melhor Destino Turístico Nacional em 2021 e Melhor Site de Turismo em 2021.
O Ty está localizado na Rua Lauro Sodré, 441. Alter do Chão, PA/ @tycomedoriaebar
Fonte: Ana Carolina Maia
Foto: Ty Comedoria e Bar / Divulgação