Notícias

IDOSO DE 104 ANOS É VACINADO CONTRA A H1N1 EM SANTARÉM

O idoso Paulo Valentim de Almeida, de 104 anos, morador do Bairro Aparecida foi imunizado esta semana contra a H1N1 em Santarém. O paciente é acamado e recebeu a dose do imunizante no conforto e segurança do seu lar.

Assim como Paulo, pacientes que precisam de cuidados especializados em atendimento domiciliar contam com as equipes da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que atuam com agentes comunitários e os programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Melhor em Casa, programa federal.

Saúde à domicílio

Em Santarém há três atuações das equipes de saúde no atendimento à domicílio. A Estratégia Saúde da Família (ESF), que visa organizar a atenção básica de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), é um programa que conta uma equipe multiprofissional, ligada à Unidade Básica de Saúde (UBS) contemplando a população nos bairros. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, dias em que as equipes vão até as casas dos pacientes.

Há ainda os agentes comunitários de saúde que disponibilizam orientações e vigilância em saúde para moradores em cada localidade. O agente tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto e fortalecendo a atenção básica.

Outro programa é o Melhor em Casa, do governo federal administrado em Santarém pelo município. Neste, a equipe multiprofissional dedica-se aos atendimentos de alta e média complexidade, ou seja, pacientes acamados que estejam em situação de internação. As visitas são agendadas de segunda a sexta-feira. Cada paciente recebe pelo menos uma visita semanal, ficando um profissional de sobreaviso para casos de emergência. Os pacientes atendidos são encaminhados pela atenção básica ou por hospitais.

Fonte: SEMSA/PMS