VILA GORETE: A COMUNIDADE NO RIO ARAPIUNS QUE TEM UM CRISTO REDENTOR
Símbolo do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil, sendo uma das sete maravilhas do mundo moderno segundo a UNESCO e um dos Patrimônios da Humanidade e que inspirou diversas réplicas em todo o país. Uma delas está Santarém, no oeste do Pará, mais precisamente em Vila Gorete, na região do Rio Arapiuns.
Construído em 1986, o Cristo Redentor em Vila Gorete tem aproximadamente 6 metros da base até a cabeça. Em uma região repleta de belezas naturais com os mais espetaculares cenários entre as praias paraenses, a escultura acaba virando um ponto turístico, atraindo visitantes que não resistem a uma foto de braços abertos, não sobre a Guanabara, mas sobre o Arapiuns, terra de muitos encantos.
Vila Gorete
Fundada em 1940, a comunidade estima ter 1.707 famílias que habitam o local. Partindo de barco da sede do município de Santarém são cerca de 4 horas de viagem até a Vila, sendo 1 hora e meia de duração se o percurso for feito de lancha.
A padroeira é Santa Maria Goretti, jovem italiana que no leito de morte perdoou seu assassino, sendo canonizada nos anos de 1950. As festividades dedicadas à Santa acontecem entre 30 de junho e 6 de julho.
Fotos: Reprodução/ Redes Sociais