TERMINAL HIDROVIÁRIO DE SANTANA DO TAPARÁ É ENTREGUE NO BAIXO AMAZONAS
Um dos presentes recebidos pelo município de Santarém, no Baixo Amazonas, pelos seus 360 anos, completos nesta terça-feira (22), foi o Terminal Hidroviário de Passageiros de Santana do Tapará, distrito portuário da cidade. Construído às margens do rio Amazonas pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), o novo porto deve receber cerca de 2 mil usuários por mês e beneficiar 300 mil habitantes da região. O governador do Estado, Helder Barbalho, participou da entrega desse importante equipamento público, que tem por objetivo melhorar o acesso ao distrito, cortado pela rodovia PA-255, cujo principal meio de entrada é o hidroviário.
novo terminal conta com cadeiras confortáveis para 20 lugares; televisão; sala para órgãos do Estado; bebedouro; ar-condicionado; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Já a obra naval compreende uma rampa metálica articulada de 50 metros, além de flutuante metálico coberto de cinco metros e sistema de amarração e fundeio para embarcações. O porto já possui outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar desde 2019. Orçado em um pouco mais de R$ 3,7 milhões, o terminal foi construído com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal.
Integração
Além do terminal de Santana do Tapará, na região do Baixo Amazonas, a CPH já entregou os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro, Prainha, Curuá e Almeirim, e em breve, entregará o de Santarém, considerado um dos mais modernos do país. Os equipamentos são construídos com recursos da Caixa Econômica Federal e já foram outorgados pela Antaq, portanto, já possuem autorização para operar. Nesta mesma região, a CPH reconstrói os terminais de Óbidos e Monte Alegre, e já recebeu autorização para início das obras no porto de Alenquer.
Fonte: Agência Pará
Fotos: AD Produções