Arte e CulturaHistóriaNotícias

Operação Dragão: Há 35 anos Cine Olímpia exibia última sessão

Há 35 anos, o Cine Olímpia em Santarém, no oeste do Pará, exibia sua última sessão. Em cartaz, o filme Operação Dragão, com o astro das artes marciais, Bruce Lee, o dia 4 de maio de 1986 marcou o encerramento das atividades. O antigo cinema da cidade durou mais de 6 décadas sendo um marco para história e a cultura da região.

Inaugurado em 1924 com o nome de Cine Ideal, o espaço foi idealizado por Manoel Albuquerque. Era precário, ao ar livre, sem teto e de chão batido, falindo após alguns meses. Após ser arrendado, o empreendimento reabriu com o nome de Cine Guanabara, agora com telhado, o que permitia exibições em dias de chuva, mas também não durou muito tempo.

“Meu bisavô o reinaugurou com o nome de Cine Olímpia e funcionou durante 6 anos. Em 1937, foi novamente arrendado, agora pelo Sr. Arnold, alemão patriarca da família Meschede, que o denominou Cine REX”, conta Emano Loureiro, cineasta.

Modernizado com um sistema de som, algo inédito para a época, onde antes os filmes eram mudos e acompanhados de uma banda musical, o cinema local passou por uma década de altos e baixos. “O antigo prédio foi demolido e reconstruído em 1947 como Cine Olímpia novamente, já pelo meu avô Manoel Cardoso Loureiro”, relembra Loureiro.

Outro episódio marcante da história do Cine Olímpia foi o incêndio em 1971, já na  administração de Raul Loureiro, pai de Emano. Foi reinaugurado com modernos equipamentos de projeção da marca Zeiss, importados da Alemanha e o primeiro cinema privado de rua do Brasil com esses aparelhos. Resistiu por mais 14 anos, vindo a encerrar as suas atividades em 1986. “Foram 62 anos de história do Cine Olímpia. Vinte anos depois, encerrava-se a tradição de exibidores de cinema da família Loureiro em Santarém, com o fechamento do Cinerama em março de 2006”, conclui o cineasta.

Foram 62 anos de história do Cine Olímpia

Operação Dragão- Sinopse

Lee (Bruce Lee) foi recrutado para investigar um torneio organizado por Han (Kieh Shih), que serve de fachada para a venda de ópio. Roper (John Saxon) e Williams (Jim Kelly) lutaram na Guerra do Vietnã e resolveram competir no torneio devido a problemas distintos. Enquanto Roper está fugindo da máfia, devido a dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais racistas e resolveu usar o carro para fugir deles. Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.

Astro das artes marciais, Bruce Lee, marcou a última sessão

Colaborou: Emanoel Loureiro, cineasta, sexto filho de Raul Franklin Loureiro.