Há 5 anos, Dilma Rousseff era a última presidente do Brasil a visitar Santarém
No dia 5 de maio de 2016, Dilma Rousseff desembarcava em Santarém, no oeste do Pará. Na ocasião, a então Presidente do Brasil esteve presente na entrega do Residencial Salvação, um dos maiores projetos de habitações populares na região com a participação do Governo Federal. Dilma foi recebida por autoridades, beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida e apoiadores. Durante seu pronunciamento, ressaltou a importância de programas sociais e criticou a legitimidade do processo de impeachment que estava em andamento.
A presidente visitou casas do residencial e conheceu famílias beneficiadas. Após a cerimônia de entrega das casas Dilma seguiu para o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, onde retornou para Brasília (DF).
Esta foi a última vez que um Presidente da República visitou o município, sendo um dos últimos atos administrativos de Dilma. A cerimônia de entrega de moradias que ocorreu simultaneamente por transmissão ao vivo em mais quatro cidades brasileiras: Uberaba (MG), Camaçari (BA), Campos dos Goytacazes (RJ) e em Itapipoca (CE) com mais de 6 mil moradias nas quatro cidades.
Por supostos crimes de responsabilidade por pedaladas fiscais e por créditos suplementares sem autorização legislativa, Dilma seria julgada e afastada do cargo, sendo substituída pelo então vice-presidente Michel Temer.
Momentos marcantes
A visita presidencial é sempre um momento marcado pelo forte esquema de segurança. É o que relembra a jornalista Lenne Santos que esteve no local como correspondente da TV Cultura. O famoso cercadinho que limita a área de atuação da imprensa na porta do Palácio do Planalto em Brasília ganhou uma versão em terras tapajônicas.
“Recordo do forte esquema de segurança, dos agentes da Polícia Federal e do cercadinho, que é de praxe, por questões de segurança, mas limita nosso trabalho. Foi muito marcante. Encontrei na cobertura vários ex-alunos como colegas de profissão, isto é sempre muito marcante para um professor. Uma presidente da República atrai a imprensa do Estado inteiro e deu pra matar a saudade também de alguns colegas de imprensa de Belém que não via há anos”, destaca Lenne.
A jornalista considera como uma lembrança marcante daquele dias, as famílias recebendo suas casas. “A alegria nos rostos de pessoas que vieram de todos os lugares. Eram famílias inteiras e principalmente mulheres com filhos. Gente muito simples, que eram pobres de posses e que estavam naquele momento recebendo sua casa própria”, conclui.