NotíciasSaúde

Óbidos edita novo decreto e adota medidas de enfrentamento ao Covid-19

O decreto nº 024/2021, assinado em 7 de janeiro, estabeleceu em Óbidos, no oeste do Pará, novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo corona vírus.  Estão suspensas a realização de atividades que geram aglomerações e uma série de restrições foram impostas ao funcionamento de estabelecimentos, assim como para a prestação dos serviços de transporte.

De acordo com o Prefeito Jaime Silva, as medidas fazem parte do planejamento para diminuir a circulação do vírus e evitar a propagação do contágio da população.  “Muito em breve, acredito que o número de casos da doença em nossa cidade diminua. Temos fronteiras muito abertas, tanto pelo rio quanto pela estrada, então, vamos tentar ter o controle da situação e agir como determina o protocolo de combate da pandemia”, declarou  

Na área da educação, aulas e atividades presenciais permanecem suspensas nas unidades da rede municipal, garantindo o fornecimento da merenda escolar. Em relação aos servidores, a Secretaria Municipal de Educação deve definir o regime de trabalho para garantir o retorno de suas atividades de forma segura.

O funcionamento de salões de beleza, barbearias e similares deve limitar o atendimento a 50% da sua capacidade. O transporte de passageiros em embarcações de linhas intermunicipais e interestaduais terá limitação de capacidade de até 50%. Para as linhas de ônibus, a limitação é de apenas 60% da lotação.

“Gostaríamos de fazer um apelo a comunidade para que ela colabore com o serviço de saúde porque precisamos muito deste apoio. A questão do uso de mascara, o distanciamento social, a higienização das mãos e dos ambientes para que tenhamos este cuidado, com o objetivo de evitar agravos maiores. Estamos cercados por impedimentos e com os leitos não disponíveis para qualquer caso mais grave que possa vir a acontecer. A saúde pode organizar o serviço, disponibilizar equipe, mas se a população não nos ajudar fica impossível atender as demandas de atendimento”, conclui a Secretária de Saúde, Ana Elza.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Óbidos