Pela primeira vez em 8 anos, Alenquer (PA) terá um gestor eleito a concluir o mandato
Derrotado nas urnas, o atual prefeito de Alenquer, no oeste do Pará, Josino Filho (PP), deve ser o primeiro gestor eleito nos últimos 8 anos a concluir o mandato. Em pouco mais de 30 dias ele deve passar a faixa ao novo gestor escolhido, Tom Farias (MDB). O último prefeito a realizar o feito foi João Piloto (DEM) em 2012.
De lá para cá, entre idas e vindas, batalhas judiciais, confusão e escândalos de corrupção, foram 6 prefeitos em 8 anos. Em 2012, Flávio Marreiro foi eleito, sendo cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no ano seguinte. Dr. Farias (PL), que ficou em segundo lugar no pleito assumiu o cargo.
Marreiro chegou a ser reconduzido a prefeitura até ser cassado em definitivo. Assumiu em seu lugar Carlos Cambraia (PSC), que era seu vice e também foi afastado. Laércio Calderaro (PTB), que era presidente da Câmara foi quem encerrou 2016 no comando do município, ano em que o Juraci Estevam (PPS) foi eleito, juntamente com Josino Filho, seu vice com mais de 12 mil votos.
A crise política permaneceu entre os dois que chegaram a romper relações alternando-se no poder entre 2018 e 2019. A cada mudança de gestor haviam retaliações políticas que envolvia a troca de secretários, que eram imediatamente exonerados, quando uma nova decisão judicial ordenava a saída de um prefeito para a entrada de outro. Até que no início de 2020, por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), Estevam foi definitivamente afastado.
Eleições 2020
A eleição de 2020 em Alenquer entrou para a história pelo recorde de candidatos. Foram 10 disputando a preferência dos 36 mil eleitores locais. Após a apuração das urnas, Tom Farias foi declarado vencedor com mais de 9 mil votos (32%), enquanto Josino Filho obteve 7 mil votos, definindo assim o futuro do município para os próximos 4 anos.