Eleições 2020: Santarém é o município com maior número de locais isolados a receber votação no Brasil
Santarém, no oeste do Pará, é o município com maior número de locais isolados a receber votação no Brasil. É o que aponta um levantamento feito pelo Portal de notícias G1, com base em dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio da Lei de Acesso à Informação. Ao todo, são 33 comunidades isoladas.
O levantamento leva em conta a dificuldade no acesso para chegar até lá. Elas não estão próximas a estradas e exigem uma logística sofisticada. Em outros locais remotos é preciso pegar barco ou canoa para navegar em rios e chegar até a seção eleitoral (ou mais de um tipo de transporte).
Nesses locais, os votos também devem ser transmitidos via satélite para agilizar a apuração. Embora haja grandes desafios para realizar o pleito, a apuração em Santarém está prevista para encerrar por volta das 20h30, ou seja, 3 horas após o encerramento da votação será possível obter um resultado.
Piedade
Com apenas 58 eleitores, a comunidade Piedade, localizada na região do Lago Grande, em uma área de várzea é uma das comunidades mais distantes do centro urbano de Santarém, já nas proximidades da divisa com o município de Óbidos. A transmissão dos dados é feita da própria comunidade para agilizar a apuração. As urnas eletrônicas só retornam para o Cartório Eleitoral, na madrugada de segunda-feira, no dia seguinte a eleição.
Locais remotos
De acordo com o levantamento, no primeiro turno das eleições, são 1.269 localidades isoladas em 383 municípios em todo Brasil. Nas eleições de 2018, havia 1.279 locais isolados, segundo o TSE.
Dos 16 estados com locais remotos, Amazonas e Pará registram o maior número. São 380 no Amazonas e 337 no Pará. Os 10 municípios com mais locais isolados também estão nesses estados. A lista é encabeçada por Santarém (PA), com 33 locais isolados. Parintins (AM) e São Gabriel da Cachoeira (AM) têm 26 cada um.
- Eleições 2020: Resultado em Santarém deve ser conhecido três horas após termino da votação
- Eleições 2020: Pardos são maioria e indígenas possuem menos de 2% de representação entre candidatos para a Câmara de Santarém
- Eleições 2020: Disputa na Câmara de Santarém tem 23,2 candidatos por vaga
- Em Santarém, menos de 40% das candidaturas a Câmara dos Vereadores são de mulheres