Eleições 2020: Pardos são maioria e indígenas possuem menos de 2% de representação entre candidatos para a Câmara de Santarém
Nas eleições deste ano para Câmara Municipal de Santarém (CMS), a grande maioria dos candidatos a vereador se autodeclararam pardos. Isso de acordo com levantamento feito pelo Analista em Tecnologia da Informação, Caio Rêgo, e publicado na Plataforma Flourish, que mostra que dos 496 pleiteantes, 368 se declaram como pardos – o que corresponde a pouco mais de 74% do total de candidatos.
Em segundo lugar, mas ainda bem longe do primeiro, estão os autodeclarados brancos: são 71 candidatos, correspondendo a pouco mais de 14%. Em terceiro estão os que se declaram pretos, 41 no total – ou seja, pouco mais de 8%. Ainda nesta questão racial, o menor grupo com participantes na eleição deste ano é o indígena, que possui apenas oito candidatos – o que significa pouco menos de 2% do total de candidatos.
Ainda de acordo com o levantamento, dos 22 partidos políticos que participam destas eleições, apenas seis têm candidatos indígenas (PTC, PL, PT, PDT, PMB e PSOL), enquanto que quatro não possuem sequer candidatos negros, sendo eles DEM, PP, PATRIOTA e DC. Em todos eles, a grande maioria dos pleiteantes são pardos.
Números Gerais
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições de 2020 têm a maior proporção e o maior número de candidatos negros já registrados. Além disso, pela primeira vez desde que o tribunal passou a coletar informações de raça, em 2014, os candidatos brancos não representam a maioria dos concorrentes às vagas eletivas.
Segundo o TSE, em todo o Brasil cerca de 215 mil candidatos são pardos e aproximadamente 57 mil são pretos. Juntos, pretos e pardos são considerados negros, segundo classificação utilizada pelo IBGE. Assim, as eleições de 2020 têm cerca de 272 mil candidatos negros, o que representa 49,9% de todos os concorrentes.Já 260,6 mil candidatos se autodeclaram brancos, ou 47,8% do total.
Texto: Michael Douglas