Sespa investiga casos de Zika Vírus em gestantes no município de Prainha

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) enviou uma Equipe Técnica da Coordenação Estadual de Arboviroses/DCE/SESPA para o município de Prainha, no Oeste do Pará. A visita tem por objetivo fazer uma investigação epidemiológica acerca de casos notificados de Zika Vírus em gestantes ao longe deste ano.

A visita ao munícipio foi realiza no final do mês de outubro, e os dados sobre a investigação epidemiológica ainda estão sendo processados.

Tendo como base os primeiros meses de 2020, a cidade de Prainha não está nem entre as cinco com maiores números de casos registrados. No entanto, apenas por ter casos notificados, a atenção quanto ao vírus deve ser redobrada.

De acordo com a Sespa, em 2020 as cidades com maiores números de casos de Zika Vírus são: Novo Progresso (144 casos), Altamira (120 casos), Belém (72 casos), Vitória do Xingu (61 casos) e Santarém (41 casos).

O Zika Vírus causa febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, e dor abdominal, diarreia, constipação e pequenas úlceras na mucosa oral, que são sinais e sintomas pouco comuns.

Texto: Michael Douglas