Hospital Regional: Idosos em tratamento contra o câncer ganham Dia de Príncipe e Princesa
Aos 71 anos, a aposentada Maria Adelaide Santos vivenciou um dia especial em sua luta contra o câncer de mama. O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará, proporcionou um Dia de Princesa para a paciente com direito a cuidados com a beleza, almoço especial e ensaio fotográfico.
Já o militar aposentado Jurandir Rodrigues, de 74 anos, em tratamento oncológico desde 2014 na unidade, ganhou um Dia de Príncipe. Para Rodrigues, o acolhimento do hospital foi considerado de extrema importância, amenizando a ansiedade e até os efeitos da doença.
“O Hospital Regional é como uma casa pra mim. Todo esse carinho me traz um bem-estar muito grande”, declarou.
A ação aconteceu nessa quarta-feira, 28, e foi idealizada pela equipe de humanização do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em paralelo a campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul: Juntos pela Vida”. O objetivo é estimular a prevenção aos cânceres de mama e de próstata e aumentar a conscientização para a doença.
Apoio de Voluntários
Esse dia especial na vida dos pacientes é um projeto desenvolvido no hospital, mas que conta com a participação de voluntários. Entre eles o espaço de estética Lia Spaço Corpo, que forneceu cuidados com a pele, além de serviços de manicure e pedicure aos pacientes.
“Isso tudo está fazendo muito bem para mim, para minha autoestima. Foi tudo uma grande surpresa. Estou muito feliz”, disse a paciente Adelaide.
Para registrar o momento, a ação ainda teve o apoio da fotógrafa Vanessa Barros, voluntária do hospital, no ensaio fotográfico de Maria Adelaide e do Jurandir, realizado no Parque da Cidade.
O Dia de Príncipe e Princesa é um dos projetos do hospital, que integra as ações de humanização e de filantropia da Pró-Saúde, entidade gestora do Regional do Baixo Amazonas.
É uma das estratégias de boas práticas da instituição para tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, acolhedor e propício à recuperação dos pacientes que passam diariamente por tratamento.
Almoço com os gestores
Perto do meio-dia, os pacientes foram recebidos pelo diretor Hospitalar do Regional do Baixo Amazonas, Herbert Moreschi, ao lado da coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo, Talita Liberal, e com a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral.
“Temos compromisso com uma assistência segura, de qualidade e humanizada. Seu Jurandir e dona Adelaide, hoje Príncipe e Princesa, representam todos os pacientes oncológicos que são atendidos no hospital. É um dia especial para eles e para todos que atuam na unidade”, destacou Moreschi.
Especializado em casos de média e alta complexidades e mantido pelo Governo do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em atendimentos de oncologia e reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil.
O hospital atende uma população de 1,3 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região, e é certificado com o Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul
A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, também está promovendo a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, com estímulo à prevenção. Neste ano, a entidade buscar enxergar o problema com os olhos dos pacientes.
A proposta é entender as dúvidas e angústias da população no processo de adesão à prevenção aos cânceres de mama e próstata. As perguntas do público serão respondidas por médicos que atuam na entidade, de forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da instituição.
Fonte: HRBA