Eleições 2020: Disputa na Câmara de Santarém tem 23,2 candidatos por vaga
As eleições já acontecem no próximo dia 15 de novembro quando escolheremos nossos representantes na câmara de vereadores e o chefe e vice do poder executivo municipal. Este é um importante momento para a democracia. Em Santarém, temos 8 candidaturas visando a prefeitura e 488 candidatos à câmara de vereadores. Este número de candidatos a vereador é um recorde em Santarém, que possui 21 cadeiras. Isto significa que na disputa, há 23,2 candidatos para cada vaga.
A análise é feita pelo Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Caio Rego, em artigo publicado com um perfil dos candidatos e partidos para a eleição 2020.
Todos os dados foram coletados do Repositório de Dados Eleitorais do TSE no dia 19/10. A partir destes dados foram apresentadas informações como a quantidade de candidatos a vereador na cidade de Santarém e sua distribuição nos partidos, raça, gênero, estado civil, cidade natal e escolaridade dos candidatos. O estudo completo pode ser visto aqui.
Ainda de acordo com o levantamento, os Partidos com mais candidatos em Santarém são o Partido Liberal (PL), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Trabalhista Cristão (PTC), com 32 candidatos cada um.
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) possui 29 candidatos, mesma quantidade que o Partido Verde (PV). O Podemos tem 28 candidatos, assim como o Partido Social Cristão (PSC).
Com 27 candidatos, consta na lista o Democratas (DEM). O Republicanos tem 26 candidatos enquanto o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) possui 25 candidatos. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vem com 21 candidatos, mesma quantidade que o Partido dos Trabalhadores (PT).
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Partido Progressista (PP) e o Partido Social Liberal (PSL) apresentam 20 candidatos respectivamente. O Partido da Mulher Brasileira (PMB) aparece com 19 candidatos.
Com 18 representantes surgem o Cidadania e o Partido Social Democrático (PSD). Completam a lista o Avante com 16 candidatos, o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) com 12 e o Patriota com 10 e o Democracia Cristã com apenas 5.