Círio 2020: Arquidiocese de Santarém divulga trajeto da carreata que vai substituir procissão
A Arquidiocese de Santarém, no oeste do Pará, divulgou nesta segunda-feira, 26 de outubro, o trajeto da carreata que vai substituir a procissão do Círio de Nossa Senhora da Conceição. A saída será da igreja Cristo Salvador, localizada no Residencial Salvação, com chegada na Praça da Matriz. O círio acontece no dia 22 de novembro.
De acordo com o comunicado feito nas redes sociais, o trajeto deve percorrer 25 ruas e avenidas da cidade. O cortejo deve passar na frente de 5 igrejas católicas até chegar no elevado: Igreja São João Batista, Igreja Sagrada Família, Igreja São José Operário, Igreja de Santana e Igreja do Santíssimo, contemplando outros bairros da cidade por onde, tradicionalmente, não passa a caminhada.
Do trajeto oficial, feito pelos fieis, apenas as avenidas Cuiabá e Tapajós serão contempladas, assim como a sede do Sindicato dos Estivadores. A Avenida São Sebastião, este ano não verá a imagem de Nossa Senhora da Conceição passar.
Considerando a segurança dos fiéis, por conta pandemia, a coordenação da festa decidiu adiar para 2021 as seguintes romarias e eventos: Romaria fluvial; Remaria; Transladação e Círio das Crianças; Corrida do Círio, Ciclo Romaria, Moto Romaria, Auto do Círio, Caminhada Sempre Jovem; Caminhada de Fé da Imaculada Conceição (comunidade Baixa da Onça), Romaria da Juventude, Procissão do Círio e Procissão de encerramento da Festa.
Círio da Conceição
Neste ano de 2020, celebra-se o 102º Círio de Nossa Senhora da Conceição. Tradicionalmente, no final do mês de novembro, as ruas da cidade de Santarém enchem-se de gente e de fé, em um percurso de 7 Km pelas principais ruas e avenidas da cidade, como São Sebastião, Cuiabá e Tapajós. São mais de três horas de romaria que reúne milhares de católicos, constituindo-se como o maior Círio do Oeste do Pará e um dos maiores do Estado, depois do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém.