Mais de 3 mil alunos devem retornar à sala de aula nesta segunda, em Santarém

Liberadas por decreto municipal, as escolas da rede particular de Santarém, oeste do Pará, podem retomar as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (28). E de acordo com a Associação Santarena das Escolas Particulares, 3.300 estudantes estão autorizados a voltar à sala de aula.

Existem cerca de 50 unidades de ensino privadas na cidade, e a expectativa é que 50% delas retornem às atividades presenciais já nesta segunda-feira. O restante deve ir retomando as aulas gradativamente.

Ao todo, cerca de 11 mil alunos fazem parte da rede privada de ensino, mas nem todos retornarão às aulas presenciais nesse primeiro momento. As escolas precisam respeitar um protocolo de segurança, com apenas 30% da capacidade total das salas preenchidas e com distanciamento mínimo de dois metros de um estudante para o outro.

O retorno é opcional e gradual. Será promovido um sistema de aulas mista, intercalando os encontros presenciais com as atividades pela internet. Os estudantes que ainda não retornarem às escolas, seguirão com as aulas online.

As aulas na rede pública permanecem suspensas, mas 15 dias depois da retomada na rede privada, o comitê de gestão de crise do município fará uma nova avaliação e discutirá um possível retorno.