Bairro Caranazal é o líder de denúncias de poluição do ar em Santarém

O bairro Caranazal, em Santarém, no oeste do Pará, é o líder em casos de poluição atmosférica denunciados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Entre os meses de janeiro e setembro de 2020, foram 15 denúncias desse tipo registradas naquela área.

Segundo um levantamento da Semma, o bairro Diamantino também registrou muitos casos, foram nove neste período. Área Verde, Aeroporto Velho e Maracanã aparecem com cinco denúncias cada.

Os bairros Uruará e Santo André, com quatro casos, e São José Operário, Alvorada, Santarenzinho, Liberdade, Jardim Santarém, Livramento e Aparecida, com três, também têm números importantes de denúncias.

Ao todo, já foram registradas 102 denúncias de poluição atmosférica na Secretaria do Meio Ambiente até a última sexta-feira (25).

A poluição atmosférica se refere à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia. Ela pode ser resultado da queima de combustíveis fósseis ou de outras práticas que podem causar danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.