Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 30 de setembro em Santarém
A Campanha que estava prevista para encerrar no dia 31 de agosto será prorrogada até o dia 30 de setembro. O público alvo é a população na faixa-etária de 20 a 49 anos. A prorrogação da campanha se deu ao fato de que o estado do Pará permanece registrando casos em uma área próxima a Belém, que envolve 11 municípios que ainda estão em surto este ano. No estado do Amazonas também já surgiram alguns casos confirmados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), não foram registrados casos confirmados da doença este ano e há um esforço para que Santarém evite surtos como os que ocorreram em 2018 e 2019.
“Como temos esse fluxo de aviões e barcos que vão de Santarém tanto para Manaus como para Belém, decidiu-se intensificar a vacinação em toda região Norte. Embora não tenhamos nenhum caso confirmando na cidade, há possibilidade de encontrarmos pessoas não vacinadas que possam vir a se contaminar e voltarmos ao surto. Por isso ressaltamos a importância de que todos na faixa-etária de 20 a 49 anos procurem a imunização”, declara Edina Gadelha.
Para receber a imunização, as pessoas devem procurar as Unidades de Saúde do município, munidos de documento de identidade, cartão SUS e a carteira de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) possuem a vacina, tanto na área urbana, como no planalto e na região de rios.
Fonte: Semsa