Ipês florescem e transformam paisagem em Santarém

Os Ipês floresceram e transformam paisagem em Santarém, no oeste do Pará. Em diversos pontos da cidade é possível avistar o espetáculo colorido da árvore que chama atenção pela exuberância em canteiros e quintais na área urbana, em sua maioria na cor amarela, embora o ipê também apresente outras cores como o rosa, o branco e roxo. Durante o mês de agosto, o Portal Aldeia News fez o registro fotográfico do fenômeno.

Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus. Por ser encontrada em todas as regiões do Brasil, é considerada como a Flor Nacional estabelecido por lei dede 1978.

“O tempo seco e as altas temperaturas favorecem o fenômeno, porque são árvores que gostam de calor e sol. Nesse período elas perdem as folhas que são substituídas pelas flores. Em grande quantidade provocam esse atrativo visual que se destaca na paisagem”, explica o biólogo Sidcley Matos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Floresta (IBF) o nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como pau d’arco, porque antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa.

Considerado uma madeira nobre, o Ipê possui um material excelente para estrutura de obras. Pode ser usado também em construções de pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, na fabricação de instrumentos musicais, de portas e janelas, dentre muitas outras finalidades.