Com procissões do Círio de Nazaré canceladas, Arquidiocese de Belém anuncia programação virtual
O Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa anunciou, no dia 6 de agosto, que as procissões do Círio 2020 estão canceladas e que a festividade será realizada com uma programação especial transmitida através dos veículos de comunicação oficiais do Círio, da Basílica de Nazaré, da TV Nazaré e da diretoria do evento.
Esta é a primeira vez, em 227 anos, que o evento não seguirá a tradição de levar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré às ruas de Belém. A decisão é para evitar a aglomeração de mais de mais de 2 milhões de pessoas que a procissão católica reúne todos os anos.
No domingo, dia 11 de outubro, quando seria realizada a procissão do Círio de Nazaré, uma missa será celebrada na Igreja da Sé, ás 7h, por dom Alberto Taveira. Após a cerimônia, uma intensa programação será transmitida pelos canais de comunicação: documentários, entrevistas, imagens de Círios anteriores, testemunhas e um sobrevoo da imagem peregrina sobre os hospitais de Belém.
As 11h30, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, celebrará a missa de encerramento do Círio 2020.
“Será necessário reduzir as ocasiões de concentrações de pessoas, não poderemos realizar da forma costumeira as promissões que caracterizam os Círios de Nazaré”, informou o Arcebispo. “O Círio vai acontecer e deve acontecer, ainda que tenhamos muitas adaptações a fazer”, disse Dom Alberto.
“Celebramos o Círio 228 de uma forma especial, bem diferente do que o que nos habituamos, disse um dos padres convidados para a live.
A imagem de Nossa Senhora não saíra pelas ruas da nossa cidade. “Nossa Senhora não terá agenda de visitas, mas nem por isso deixará de visitar o seu povo de outras formas”, disse o clérigo.
Dom Alberto Taveira afirmou que eventos serão simplificados e adaptados, mas que os promesseiros poderão pagar suas promessas ao longo de 15 dias.
Fonte: Diário do Pará