Após naufrágio de Bajara, adolescente de 13 anos permanece desaparecido no rio Amazonas em Óbidos (PA)
Um adolescente permanece desaparecido no rio Amazonas no município de Óbidos, no oeste do Pará. Ele estava a bordo de uma embarcação conhecida na região como bajara e que naufragou no domingo, 2 de agosto, em frente à cidade. Nesta terça-feira, 4 de agosto, equipes seguem com as buscas.
Cristiano da Silva Santana tinha 13 anos e tinha ido acompanhar o desembarque de um passageiro em um navio vindo de Manaus. Embora, as restrições de navegação por conta da pandemia terem sido encerradas, a embarcação vinda do estado vizinho acabou não atracando no porto, o que teria obrigado o passageiro a desembarcar na bajara.
Além de Cristiano e o passageiro, havia o condutor, que é tio de Cristiano, totalizando 3 ocupantes. Após a manobra, quando retornavam em direção ao porto, o pequeno barco acabou naufragando. O piloto e o passageiro conseguiram se salvar, mas o adolescente desapareceu nas águas.
De acordo com a Defesa Civil local, Corpo de Bombeiros e Capitania Fluvial seguem com os trabalhos que mobilizam pelo menos 7 militares. As busca estão sendo feitas por meio de varredura da superfície do rio entre o local do acidente até a comunidade Paupixuna.
As equipes ressaltam a dificuldade do resgate do corpo. A área em frente a cidade de Óbidos é conhecida por ser a “garganta do Amazonas”, que apesar de ser o ponto mais estreito, acaba sendo também o mais profundo o que aumenta os efeitos da correnteza dificultando o trabalho dos mergulhadores.
Foto: Defesa Civil de Óbidos