NotíciasPolíticaSaúde

Quase um terço dos parlamentares da Câmara já contraiu Covid-19 em Santarém (PA)

Dos 21 parlamentares que integram a Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, 6 apresentaram sintomas e posteriormente tiveram o diagnóstico de Covid-19 confirmado, o que corresponde a quase um terço. É o que aponta um levantamento feito pelo Portal Aldeia News com base em informações divulgadas pelo próprio poder legislativo.

Os vereadores que integram a lista são: Ney Santana (PSDB), Jackson do Folclore (PRTB), Rogélio Cebulisk (PSB), Maria José Maia (DEM), Ronan Liberal Júnior (MDB) e Valdir Matias (PV). O vereador André Pastana, o André do Raio X, está passando por tratamento de saúde, mas a causa seria diabetes.

O caso de Covid-19 mais recente é do vereador Valdir Matias. Pré-candidato a prefeito, o parlamentar de 43 anos deu entrada na Unidade Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e depois transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Seu quadro permanece estável.

Protocolo durante as sessões

Procurada pela reportagem, a direção geral da Câmara informou que a maioria dos casos de parlamentares infectados ocorreu nos primeiros meses da pandemia, antes mesmo da retomada das atividades. Para garantir o funcionamento da casa legislativa, a direção informou ainda que vem adotando um rígido protocolo para manter a segurança.

Entre as medidas adotas estão a sanitização do prédio, que é feita semanalmente, além da instalação de um lavabo coletivo na entrada que permite a higienização das mãos. Todos estão orientados a fazer o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A Câmara conta ainda com a presença de 2 técnicos em enfermagem que auxiliam no trabalho de prevenção.