Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas é cancelada em Santarém (PA)

A Pandemia do novo coronavírus vem afetando o calendário de eventos do segundo semestre. Em Santarém, no oeste do Pará, diante da impossibilidade de promover aglomerações, diversas programações tradicionais já foram canceladas, como o Sairé e Semana da Pátria. Na manhã desta quinta-feira, 9 de julho, foi a vez da Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas (EFABA).

A informação foi confirmada pelo Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) que organiza o evento, que deveria ocorrer entre os dias 5 e 9 de agosto. De acordo com os organizadores,o cancelamento histórico da Feira no Parque de Exposições Governador Alacid Nunes, se deu em função das incertezas do progressão do Covid-19 na região.

“O Sindicato Rural de Santarém reitera que a decisão tomada, foi baseada em parâmetros de adequação as normas sanitárias estabelecidas pelo estado ao atual momento. Ao mesmo tempo a entidade salienta a relevância da exposição para o Baixo Amazonas, e que o trabalho de fomento ao desenvolvimento dos negócios e das cadeias produtivas da região continua”, ressaltou a entidade no documento.   

Todavia, o Sirsan registra que as palestras técnicas, o shopping de animais e o 9º Leilão Pérolas do Tapajós serão mantidos em datas a serem definidas ainda no início do segundo semestre, sendo que estes atenderão os protocolos de saúde pública vigente para essa pandemia.

Em 2019, a Feira movimentou algo em torno de R$ 50 milhões decorrentes da venda de animais de alto padrão, maquinários agrícolas, veículos e custeio de limites de crédito. Atraiu um público de aproximadamente 250 mil pessoas com participação de diversos municípios da região.