Movimento artístico cultural busca aprovação de edital de incentivo à cultura
A criação de um edital de incentivo à cultura, inspirado no “Prêmio Te Aquieta em Casa”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) é o objetivo a ser alcançado por um movimento artístico cultural de Santarém, no oeste do Pará, onde mais de 200 artistas reivindicam a aprovação da pauta por parte do poder público municipal. A campanha vem ganhando as redes sociais.
A proposta sugere a destinação de R$ 150 mil do orçamento municipal para criar um “Prêmio Cultural”, com 150 cotas de R$ 1 Mil reais, contemplando as categorias: Artes Cênicas (30 artistas), Artesanato (30 artistas), Artes Visuais (30 artistas), Literatura (30 artistas), Música (30 artistas).
A dinâmica é simples e consiste na postagem em redes sociais de materiais produzidos pelos artistas durante o período de isolamento social, usando a hashtag do prêmio e marcando a Prefeitura de Santarém.
A premiação proposta usaria orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, referente ao ano de 2020, considerando que diante da pandemia as atividades culturais e promocionais da pasta estão suspensas.
O objetivo é permitir geração de renda para os Fazedores e Fazedoras de Cultura do município, considerando a vulnerabilidade social que alguns enfrentam, já que vivem de sua arte, fomentando a produção artística e digital, gerando mídia espontânea, além de garantir para a classe um projeto que de fato permita acesso em igual condição de maneira pública e seguindo os direcionamentos legais da Procuradoria do Município.
É importante ressaltar, que o município de Santarém é um dos polos culturais mais importantes do Estado, com inúmeros nomes expressivos em todos os campos das artes, promovendo e produzindo voluntariamente, na maioria das vezes com recursos próprios ou da iniciativa privada.
Desta maneira, essa é uma oportunidade única da Prefeitura de Santarém reconhecer e valorizar todos esses incansáveis agentes culturais e premiar de maneira justa, neste contexto tão difícil para os artistas nos diversos segmentos, considerando no edital, aqueles que se enquadrem nas condições propostas por ele.
“Assim, fortalecemos, mais do que nunca, nossos artistas e permitimos um futuro mais promissor no campo das artes e da cultura. Assinam esse documento, fazedores e fazedoras de cultura, representados de forma individual ou coletiva nos mais variados segmentos e linguagem da arte e da cultura, através de entidades, associações, artistas, conselhos, federações, declarando total apoio a proposta deste documento e sua urgência em executá-lo”, conclui o documento assinado pelos artistas.