Região metropolitana de Santarém registra quase 74 mm de chuva nos primeiros 12 dias de junho
A região metropolitana de Santarém, no oeste do Pará, composta pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos registrou aproximadamente 74 milímetros de chuva nos primeiros dias de junho. A informação foi confirmada pela estação meteorológica em Belterra.
De acordo com o levantamento feito pelo professor Lucas Vaz Peres, coordenador do Laboratório de Modelagem Atmosférica e Previsão Numérica de Tempo (LabMAPNT), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), os medidores apontaram entre os dias 1º e 12 de junho um acumulado de 73,7 milímetros.
A maior precipitação ocorreu no dia 7 de junho, quando choveu algo em torno de 29 milímetros. Em Santarém foram registradas chuvas entre os dia 11 e 12 de junho, porém a medição correta não pode ser calculada uma vez que a estação meteorológica do município permanece desativada.
Fora do ar devido a problemas técnicos desde fevereiro, a situação foi informada ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que ficou de enviar uma equipe para fazer a manutenção. Porém, com a pandemia do novo corona vírus o serviço ficou sem previsão. Apenas as convencionais estão em funcionamento, em Belterra, Monte Alegre e Óbidos.