Com um dos maiores índices de Covid-19 na Calha Norte, Prefeitura permite 12 horas de funcionamento do comércio em Alenquer (PA)
O Município de Alenquer, no oeste do Pará, editou um novo decreto com medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. De acordo com o documento, assinado pelo prefeito Josino Filho, casas noturnas e estabelecimentos voltados para a realização de festas permanecem suspensas. O toque de recolher segue das 22h às 6h.
O ponto polêmico do decreto é em relação ao funcionamento do comércio. No decreto anterior, o horário de funcionamento foi estabelecido entre 6h e 16h. Com a atualização, o poder público ampliou em mais 2 horas a autorização, ou seja, os estabelecimentos terão expediente das 6h às 18h,
A decisão vai na contramão de algumas cidades da região que optaram por uma redução no horário dos expedientes. Embora haja a determinação de que o atendimento presencial seja feito obedecendo as regras de distanciamento, 12 horas de atividades ininterruptas pode colocar em risco tanto funcionários quanto clientes, por ser um longo período em que pessoas possam circular, aumentando o risco de contágio.
Alenquer, com aproximadamente 60 mil habitantes, é um dos municípios com maior índice de Covid-19 na região da Calha Norte. De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) são 346 casos confirmados com 9 mortes, o que corresponde a 60 casos para cada 10 mil habitantes.
O Hospital Santo Antônio, o único em funcionamento, possui 17 leitos destinados para casos do novo coronavírus, sem Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Na própria unidade, 42 profissionais foram afastados por terem sido infectados ou por estarem no grupo de risco. Pacientes em estado grave estão sendo transferidos para o Hospital de Campanha ou para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. Outros foram transferidos para Macapá, no Estado do Amapá.
O epicentro da doença na Calha Norte segue em Oriximiná. O município com 73 mil habitantes já contabilizou 511 casos com 19 mortes, o que corresponde a aproximadamente 70 casos para cada 10 mil moradores.
- COVID-19 no Estado do Pará
- Com 300 casos para cada 100 mil habitantes, Calha Norte registra avanço da Covid-19 no Pará
- No oeste do Pará, Alenquer registra 22 novos casos de Covid-19 em 7 bairros nas últimas 24 horas
- Entre infectados e grupo de risco da Covid-19, Hospital de Alenquer teve 42 servidores afastados
- Em Alenquer, Hospital Santo Antônio amplia leitos de isolamento para atendimento de pacientes de Covid-19
- Pacientes entre 30 e 39 anos são a maioria dos casos de Covid-19 em Alenquer (PA)