Unidade Básica de Saúde Fluvial reforçará atendimento em comunidades ribeirinhas de Juruti (PA)
Com o objetivo de garantir o cuidado à população, como está previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o município de Juruti, no Oeste do Pará, foi contemplado com uma Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF).
A UBSF é composta por Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha, bem como consultório de enfermagem, sala de procedimentos, consultório médico, coleta/ laboratório, farmácia e outros.
A embarcação recebeu o nome de “Dona Júlia”, uma das pioneiras na área da enfermagem e que durante muitos anos contribuiu com a saúde dos jurutiense. Ela foi umas das vítimas do novo Coronavirus.
“Agora tudo ajustado, gracas a Deus, e de acordo com vistoria e aprovação final do fiscal responsável contratado pela Prefeitura, nossa UBS já a caminho de Juruti. Será de grande utilidade no atendimento de saúde do nosso povo ribeirinho, principalmente neste momento de grandes dificuldades que enfrentamos no combate a Covid -19”, declarou Henrique Costa-Prefeito de Juruti.
A UBSF saiu de Manaus no dia 7 de junho, com previsão chegada em Juruti, nesta terça-feira, 9 de junho.
Texto: Aline Santana