Arquidiocese de Santarém retomará atividades litúrgicas somente em 1º de julho
A Arquidiocese de Santarém, no oeste do Pará, retomará atividades litúrgicas somente no dia 1º de julho. A informação foi confirmada pelo Arcebispo Dom Irineu Roman por meio de uma carta divulgada nesta sexta-feira, 5 de junho.
Embora os decretos estaduais e municipais já permitam a realização de cultos e missas com até 10 pessoas, adotando medidas de prevenção, a Arquidiocese optou por aguardar mais algum tempo.
As manifestações religiosas precisam manter a distância mínima de 1,5 metro para pessoas com máscara, com a obrigatoriedade de fornecimento aos participantes de alternativas de higienização (água e sabão e/ou álcool gel).
Para justificar a decisão, a autoridade eclesiástica local, ressaltou que também leva em conta a orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que recomenda uma melhor análise da realidade local. Santarém ainda sofre com o alto grau de contaminação do vírus, ultrapassando, o registro de mais 100 mortes.
Nesse sentido, a previsão poderá sofrer alterações de acordo com as orientações ou deliberações das autoridades competentes ou por outras medidas que se fizerem necessárias, a serem comunicadas a todos pela Arquidiocese de Santarém.
“Agradeço a atenção e os esforços de todos. Continuemos a rezar pela superação desta pandemia e, de modo especial, pelas vítimas e por aqueles que estão a serviço dos doentes, rogando a Nossa Senhora da Conceição que continue a iluminar as nossas ações, ajudando-nos a cuidar da vida com amor e responsabilidade”, concluiu Dom Irineu.
Foto: João Leitão