Sem intensidade de anos anteriores, rio Surubiú mantém inundação do centro em Alenquer

A subida das águas do Rio Surubiú é sempre uma preocupação em Alenquer, no oeste do Pará. Mesmo sem a intensidade de anos anteriores, o centro comercial permanece inundado. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a medição desta sexta-feira, 29 de maio, apontou 6,93 metros.

Pescadores utilizam as placas de trânsito para atracar suas canoas.

Embora o nível esteja 13 centímetros acima da chamada cota de alerta, que é 6,80 metros, a enchente parece que não será motivo para maiores cuidados. Para se ter uma ideia, na mesma data em 2019, a medição apontava 7,55 metros. Bem longe do que um dia já alcançou, como por exemplo em 2009, uma das maiores registras em toda a região. Na ocasião, o rio atingiu a Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, considerado como o coração da cidade.

Em 2020, a água avança lentamente e tomou parte da avenida Benedicto Monteiro, próximo à Feira do Produtor Rural. Pontes de madeira, conhecidas por marombas, já foram providenciadas garantindo acesso à residências e lojas.

A ausência de um cais de arrimo potencializa os efeitos e não há nenhuma barreira efetiva para impedir que a água tome conta das ruas. Moradores e comerciantes do local já se adaptaram a rotina e buscam desempenhar suas atividades com certa normalidade. Enquanto isso, pescadores utilizam as placas de trânsito para atracar suas canoas.

Fonte: Jornal de História e Defesa Civil

Fotos: Wildson Queiroz