Estudo aponta que 60% das obras de construção civil em Santarém foram afetadas pela pandemia

Cerca de 60% das obras de construção civil em Santarém, oeste do Pará, foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Com a rápida disseminação da doença e a necessidade de evitar aglomerações e promover o isolamento social como forma de prevenção, o setor foi atingindo em cheio provocando paralisação em um setor que vinha aquecido no início de 2020.

O levantamento foi apontado pelo Centro Avançado de Estudos Amazônicos (CEAMA), coordenado pelo economista e professor José de Lima. De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA/PA), 4,5 mil obras estariam em andamento no município.

O dado é confirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Civil de Santarém. A entidade informou ainda que precisou negociar com patrões para afastar dos canteiros trabalhadores que se enquadraram no chamado grupo de risco para a Covid-19 e incluí-los nos programas de auxilio emergencial do Governo Federal.

Segundo apurou o Portal Aldeia News alguns canteiros seguem em atividade, seguindo o padrão de medidas preventivas, respeitando horários e o distanciamento entre os trabalhadores. Entre os locais que seguem os trabalhos, estão as olarias, obras na área da rodovia Santarém Curuá-Una, um prédio de alto padrão na área urbana e duas obras na Vila Balneária de Alter do Chão.