No dia em que Prefeitura anuncia fim do Lockdown, 21 mortes por Covid-19 são registradas em Santarém
Fim do Lockdown em Santarém, no oeste do Pará. O anúncio foi feito pela prefeitura, neste sábado, 23 de maio, após reunião do Comitê de Gestão de Crise e Enfrentamento ao novo coronavírus, que cedeu à pressão de integrantes do setor produtivo e optou por afrouxar medidas isolamento, permitindo o retorno de diversas atividades que promovem a aglomeração e a propagação da doença. Um novo decreto municipal está sendo elaborado para a regulamentação das novas medidas restritivas.
Horas depois, o salto de 30 para 51 mortes em apenas 24 horas divulgado pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) chamou a atenção e abre espaço para o questionamento se realmente a decisão de suspender o Lockdown foi acertada. A marca é a maior registrada desde o início da Pandemia.
Segundo a Semsa, nesta atualização constam as mortes ocorridas no período entre 13 a 21 de maio, cujo os resultados foram oficializados na data de hoje. Ao todo, foram 6 mulheres e 15 homens vítimas fatais da Covid-19. O Boletim informou ainda 776 casos confirmados no município. Existem 186 pessoas recuperadas, 517 resultados negativos, 88 análises, 3.597 notificados/monitorados.
Situação nos Hospitais
A Prefeitura informou também que 8 pacientes estão na clínica e 23 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Outros 2 da cidade estão no Hospital de Campanha (HCS). Outros 506 pacientes estão em isolamento domiciliar.
Dos 88 pacientes das análises (suspeitos) em espera, 06 estão na UTI e 06 na clínica do HRBA; 45 no Hospital de Campanha, 21 em isolamento domiciliar e 10 em outros hospitais.
Neste mesmo 23 de maio, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) declarou ter recebido 129 pacientes na classificação do COVID-19. Desses, 120 são de novas notificações e 9 já tinham sido notificados pelo município. Pacientes atendidos com outras patologias somaram 67.
Ainda na unidade, o isolamento 1 da estabilização tem 8 pacientes com quadro delicado. A sala vermelha, que atende quadro grave, tem 6 pacientes com sintomas do COVID-19. Nos isolamentos 2 e 3 há 21 pessoas internadas. O isolamento 4 somou 4 pacientes internados. Foram transferidos 6 pacientes para o HCS e 1 paciente para o HRBA.
De acordo com as autoridades, após 5 dias o Lockdown encerra na próxima segunda-feira, dia 25 de maio.