Comitê de Crise em Santarém volta atrás e decide pelo Lockdown em meio ao caos em hospitais
O Comitê de Crise e Enfrentamento a Pandemia pelo Novo Coronavirus em Santarém, no oeste do Pará, voltou atrás e decidiu pelo Lockdown em meio ao caos em hospitais. O fato ocorre 4 dias após o mesmo Comitê ter reunido e considerar que o município não teria os critérios necessários para adotar medidas mais rígidas, contrariando a recomendação do Ministério Público do Pará (MPPA).
Em reunião, presidida pelo prefeito Nélio Aguiar, neste sábado, 16 de maio, na sede da Prefeitura, o Comitê deliberou em votação unânime. Os detalhes e a legislação pertinente a essa nova medida devem ser divulgados nas próximas horas. O procedimento terá o aval do Governo do Estado.
Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o município conta com 304 casos confirmados, o que significa que são aproximadamente 100 casos da doença para cada 100 mil habitantes. Existem 102 pessoas recuperadas, 26 mortes, 168 resultados negativos, 43 análises, 2.041 notificados/monitorados, e 1.333 monitorados já recuperados.
De acordo com o boletim do sábado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) recebeu na madrugada 52 pacientes na classificação do COVID-19. Desses, 37 são novas notificações, 13 já tinham sido notificados pelo município. O isolamento 1 da estabilização tem 8 pacientes com quadro delicado. Nos isolamentos 2 e 3 há 20 pessoas internadas. O isolamento pediátrico não há nenhuma criança em observação. Foram transferidos no período noturno 4 pacientes para o Hospital de Campanha de Santarém (HCS).
Ainda segundo as autoridades de saúde, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), até a sexta-feira, 15 de maio, haviam 26 pacientes com o diagnóstico, sendo 19 na Unidade de Tratamento Intensivo e 7 na clínica. Outros 13 pacientes considerados suspeitos também se encontram no mesmo Hospital, sendo 7 na clínica e 6 na UTI.
No Hospital de Campanha, até então, haviam 29 pacientes sob suspeita e 1 confirmado. Em isolamento domiciliar, haviam 149 pacientes confirmados e 1 com suspeita.
Críticas ao Comitê
Composto por integrantes de secretarias municipais, o Comitê de Crise e Enfrentamento a Pandemia pelo Novo Coronavírus em Santarém vem recebendo críticas. A principal delas é a ausência de representantes da sociedade civil organizada, entre eles, o Conselho Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).