Unidade de saúde descentralizada para síndrome gripal funcionará em escola na Zona Oeste de Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantará uma Unidade de Saúde Descentralizada para síndrome gripal na escola municipal Ubaldo Corrêa, na rodovia Fernando Guilhon, Santarenzinho. A unidade irá atender pacientes que apresentam sintomas gripais, desafogando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Os atendimentos iniciam na segunda-feira, 18 de maio, das 08h às 18h. A unidade de saúde também é uma medida de prevenção e uma arma na guerra contra o avanço do novo coronavírus.

Responsável pelo atendimento e à disposição da população, uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, auxiliares administrativos e agentes de conservação. O atendimento será por demanda espontânea, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam apresentando sintomas da síndrome gripal.

A escola Ubaldo Corrêa faz parte da rede municipal de ensino que teve suas atividades suspensas por conta da pandemia. As férias do mês de julho foram antecipadas.  

Na zona oeste, a estimativa das autoridades é de que hajam 44 casos, sendo o bairro Santarenzinho, o local com maior incidência, com 13 pacientes.

Até o dia 15 de maio, foram 304 casos confirmados no município. Existem 102 pessoas recuperadas, 26 óbitos, 168 resultados negativos, 43 análises, 2.041 notificados/monitorados, e 1.333 monitorados já recuperados.