Covid-19: Com 47% dos casos confirmados já recuperados, paraense ainda precisa manter cuidados

O Estado do Pará possui 429 pessoas recuperadas do Covid-19. A informação foi repassada pelo Governador Helder Barbalho nas redes sociais nesta segunda-feira, 20 de abril, com base em dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O quantitativo corresponde a aproximadamente 47% do total de casos confirmados que até a segunda-feira, 20 de abril, eram 902. Outros 438 casos permanecem em isolamento domiciliar ou internados e 35 perderam a vida.

Ainda de acordo com a Sespa, 284 casos estão sendo analisados e 1.599 já foram descartados.

Embora os números de pacientes que obtiveram alta sejam animadores, as autoridades recomendam que as medidas prevenção permaneçam sendo adotadas e o paraense precisa manter os cuidados, que envolvem a higienização e o isolamento social.

Quanto maior adesão da população, menor será a quantidade de infectados, restaurando a normalidade em menor tempo.

Medidas

O Governo do Pará publicou novas medidas ao Decreto nº 609/2020 dentre as quais a redução do horário de funcionamento em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, e a alteração no horário regular de entidades e órgãos públicos do Estado.

Os órgãos do Sistema de Segurança Pública atuam, desde o dia 17 até 22 de abril, em razão do feriado prolongado de Tiradentes, nas barreiras de entrada e saída de veículos, fiscalizando e impedindo o tráfego intermunicipal de carros com fins recreativos.

Por sua vez, no quesito isolamento social, a forma mais recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Pará registrou no dia 19 de abril o segundo maior índice da linha histórica no percentual desde que o dado passou a ser monitorado com 62,69%.

Entre as federações que mais estão adotando a medida de ficar em casa para combater o novo coronavírus, o Pará ficou na 7ª posição no ranking brasileiro.

Os dados foram levantados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que faz a verificação da taxa diariamente.