Covid-19: Festividade de Santo Antônio em Alenquer pode ser cancelada

A tradicional festividade de Santo Antônio, padroeiro do povo católico da cidade de Alenquer, no Oeste do Pará, corre o risco de ser cancelada, o motivo é a pandemia do coronavírus. A equipe responsável pela realização da festa estuda cancelar a programação que inclui missas, procissões e visitas nas casas. O objetivo do possível cancelamento é evitar aglomerações.

Embora a festividade ocorra oficialmente no período de 1 a 13 de junho, existem toda uma programação que se inicia um mês antes com a peregrinação da imagem pelos bairros da cidade e nas comunidades da zona rural e na região de várzea.

A festa de Santo Antônio de Alenquer é uma das mais tradicionais e antigas do estado Pará com mais de 300 anos de história. É o momento que a população se confraterniza, que parentes e amigos que residem fora do município retornam para matar a saudade. Também no mês de junho é comemorado o aniversário da cidade, o que reforça ainda mais o sentimento de amor pela cultura e costumes ximangos.

Ao longo do tempo sempre houve o temor da população que uma grande enchente pudesse cancelar ou atrapalhar a realização da festa, o que gerou até mitos locais, mas até então nada conseguiu paralisar a tradicional trezena. Caso o cancelamento seja confirmado, será a primeira vez na história que a tradicional festa deixará de ser realizada.

Texto e foto: Wildson Queiroz