Casos confirmados de Covid-19 sobem para 10 em Santarém, aponta Sespa
Santarém, principal cidade do oeste do Pará, dobrou a quantidade de casos confirmados de Covid-19. O Boletim epidemiológico desta segunda-feira, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), apontou que os números subiram de 5 para 10 em 24 horas. As informações foram divulgadas pelas redes sociais.
De acordo com o comunicado, os novos diagnosticados foram: Uma mulher de 45 anos, um homem de 43 anos, um homem de 20 anos, uma mulher de 59 anos e um homem de 41 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 10 casos estão em análise e outros 27 foram descartados. Até o momento, 1 óbito foi registrado.
Embora os números tenham aumentado, a cidade tem enfrentado dificuldade em conter aglomerações. Supermercados, bancos e feiras continuam registrando grande quantidade de pessoas evidenciando a falta de conscientização da população em geral.
Após a alteração de termos no decreto que “afrouxaram” as regras para realização de celebrações com público por parte da prefeitura de Santarém, entidades como a Ordem dos Advogados Brasil (OAB) e o Conselho Municipal de Saúde emitiram notas de repúdio.
Continuam proibidas as atividades como festas públicas, eventos desportivos, shows, salão de festa, casa de festa, eventos científicos, passeatas, carreatas e atividades coletivas de cinema, teatro, museu e afins. O comércio permanece em horário reduzido das 9h às 15h.
- Pará confirma homem de 41 anos como a terceira morte pelo Covid-19
- Covid-19: Em Santarém, idosa de 87 anos é a primeira morte confirmada no Pará
- O que é coronavírus? (COVID-19)